Pessoal,
Seguem algumas funções para se trabalhar com texto no Excel. São funções bastante básicas, mas muito poderosas para manipulação de frases ou palavras em células. Vamos a elas:
1) Funções DIREITA() e ESQUERDA()
Ambas utilizam o mesmo formato: DIREITA(Célula, Número_de_Caracteres). Por exemplo, ao referenciar uma célula que contenha a frase "A casa azul fica na esquina", e utilizando 7 como o número de caracteres, a fórmula resultará em "esquina". Segue abaixo o mesmo exemplo, utilizando uma figura como referência:
Obs.: Dependendo da versão do Excel, a vírgula utilizada para separação dos argumentos da função deverá ser substituída por um ponto-e-vírgula (;).
2) Função PROCURAR()
Esta função permite localizar dentro de uma frase a posição de um determinado caractere, palavra ou frase.
O formato dos parâmetros na função é PROCURAR(Palavra_Procurada, Célula, Caractere_Inicial). Por exemplo, na frase "De repente, um susto!", podemos descobrir a localização da vírgula referenciando a célula com esta frase, trocando a "Palavra_Procurada" por "," (incluindo as aspas, para indicar que é um texto) e colocando o número 1 como caractere inicial (para começar a busca a partir da primeira letra). A função irá retornar 11, pois a vírgula é o 11º caractere da frase. Segue imagem para exemplificar:
3) Função NÚM.CARACT()
Esta função retorna o número de caracteres de uma frase. O único parâmetro da função é a célula que contém o texto cujos caracteres devem ser contados, ou seja, NÚM.CARACT(Célula). Segue exemplo de contagem do número de letras na mesma frase do item anterior:
4) Função CONCATENAR()
Esta função permite agrupar o conteúdo de diversas células em uma única célula. Os parâmetros são inseridos na forma CONCATENAR(Célula1, Célula2, Célula3, [...]). Por exemplo, digamos que a Célula1 contenha a palavra "Pedra", a Célula2 contenha um espaço (" ") e a Célula3 contenha a palavra "Bonita". Concatenando as três palavras, teremos "Pedra Bonita", conforme exemplo que segue:
Aplicação
As três funções simples podem ser utilizadas em conjunto na resolução de um problema mais complexo.
Segue problema que solucionei há pouco tempo atrás para minha noiva: ela tinha nomes de diversas pessoas na coluna de uma planilha, com o seguinte formato: "Sobrenome, Primeiro nome + Segundo Nome" (ou "Silva, José Neves", para exemplificar). A intenção era remontar o conteúdo das células, para escrever os nomes da maneira usual. Como fazê-los usando as fórmulas acima? Vejamos a seguir.
Primeiro, usamos a função NÚM.CARACT() para determinar o número de caracteres da célula, conforme abaixo:
Agora, determinamos a posição da vírgula no meio do nome:
Com estas informações, podemos isolar o sobrenome e os primeiros nomes. Fazemos: ESQUERDA(Célula, Posição_da_Vírgula - 1) para separar o sobrenome. Segue figura com a fórmula:
Para separar os primeiros nomes, usamos a fórmula DIREITA(Célula, Nº_Caracteres - Posição_da_Vírgula - 1). Subtraímos uma posição adicional (1) além da posição da vírgula para eliminar também o espaço entre o sobrenome e os primeiros nomes. Segue imagem:
Agora, temos os componentes do nome separados. Basta então concatená-los para formar o nome completo (incluindo um espaço entre as partes) e na ordem que se desejava a princípio, conforme figura:
Podemos agora agrupar todas estas fórmulas em uma única célula e automatizar a conversão dos nomes de um formato para o outro, de maneira bem rápida e prática!
Espero que tenham gostado. Dúvidas ou sugestões, por favor, escrevam!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário