sábado, 22 de setembro de 2012

Criando e Instalando Suplementos

Boa noite, pessoal.

Hoje vamos abordar a criação e instalação de suplementos no Excel.
A instalação de suplementos é uma excelente alternativa para integração de recursos ao Excel de maneira simples e transparente. O suplemente pode ser ativado/desativado ou mesmo trocado/atualizado conforme a necessidade, com alguns poucos cliques. Vamos à um exemplo!

1) Criando o Arquivo Base

O primeiro passo é criar um arquivo contendo as funções que irão integrar o suplemento.
Vamos criar um suplemento com a função "Chave()", exibida no último post. Para tal, vamos abrir uma nova planilha do Excel, e pressionar 'Alt + F11' para abrir o editor. Conforme o post com o Básico de Macros, criamos então uma macro com código da função reescrita abaixo:

Function Chave(ByVal Space As Range)
'
'
' Função para gerar uma chave com conteúdos das células separados por "-"
' Para seleções múltiplas (mais de uma área - segurando Ctrl durante a seleção),
' usar um parêntesis adicional, indicando que todas as áreas devem ser associadas
' à uma única varíavel range, acessada através de rng.Areas(n), onde n é o
' índice da área. Ex.:
' =Chave(Área) ou =Chave((Múltiplas_Áreas))
'
'
'

    Dim rng As Range, str As String
   
    str = ""
      
    For Each rng In Space.Areas
        For Each cell In rng
            str = str & cell.Value & "-"
        Next
    Next
   
    Chave = Left(str, Len(str) - 1)
   
End Function

Teste a função na planilha, para se certificar de que a mesma está funcionando corretamente. Então, limpe o conteúdo de todas as planilhas do documento (para que o arquivo ocupe o menor espaço possível). Pode-se, inclusive, manter apenas uma das planilhas, excluindo as demais.

Vamos então salvar o arquivo como um arquivo de suplemento. Vá até o menu principal e clique em "Salvar Como". Na tela que se abre, troque o "Tipo" do arquivo para "Suplemento do Excel (.xlam)". Neste momento, o Excel deve imediatamente abrir a pasta-padrão dos suplementos instalados (caso o seu Excel não abra automaticamente este diretório, salve o arquivo em qualquer local de fácil acesso para remanejá-lo mais tarde). Salve o arquivo nesta pasta e feche o Excel. Qualquer nome pode ser usado para o arquivo.

2) Instalando o Suplemento


Vamos abrir uma nova planilha e clicar no menu principal. Clique em "Opções". A tela abaixo irá se abrir:


No menu presente na lateral esquerda, clicar em "Suplementos" para visualizar os suplementos instalados e ativos. Você verá a tela abaixo:


Na parte inferior, clicar em "Ir...". A janela abaixo irá se abrir, com os suplementos instalados que podem ser habilitados/desabilitados marcando/desmarcando cada item:


Nesta tela, clique em "Procurar...". A janela abaixo irá se abrir, apontando para o diretório-padrão dos suplementos:


Caso você tenha salvado o arquivo nesta pasta, basta abri-lo. Caso esteja em outro local, pode-se buscá-lo onde ele estiver (o mais prático é colar o arquivo salvo em outro local neste diretório que se abre, por ser o diretório-padrão). Após abrir o arquivo e retornar à janela anterior, seu nome deve aparecer na lista. Basta então marcá-lo na lista para ativá-lo e, a partir de então, suas funções estarão integradas ao Excel instalado na máquina. Clicar em "OK" para retornar à planilha.

Finalizado o procedimento, pode-se testar a função "Chave()" na própria planilha, ou em qualquer outra aberta após a instalação.

Existem outro métodos para integração de macros/funções no Excel, como por exemplo através da edição da Pasta Pessoal de Macros. Entretanto, este método não é bem transparente, uma vez que é necessário habilitar as macros a cada nova execução do Excel, ou desabilitar a proteção contra macros nas opções do Excel (o que não seria uma boa opção).

Até agora, a integração dos suplementos com o Excel me foi 100% transparente, sempre!

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário