domingo, 9 de setembro de 2012

Básico de Macros - Criando uma Macro

Pessoal,

Segue um pequeno guia para usar os códigos disponibilizados no blog.
O procedimento para inclusão de uma macro em um arquivo do Excel é bastante simples. 
Vamos aos passos:

1) Em qualquer tela da sua planilha, digite "Alt + F11" para abrir o editor de Visual Basic. A tela será similar à imagem abaixo:


2) Clicar no menu "Inserir > Módulo". Uma tela como a que segue deve ser exibida:


3) Colar o código desejado na tela que se abriu. Aqui, irei utilizar o código de Formatação de Cabeçalhos. Após colar o código, fechar o editor.

4) Em qualquer tela no Excel, digite "Alt + F8". Irá aparecer uma pequena janela com todas as macros gravadas na planilha. Neste ponto, já poderíamos selecionar nossa macro e executá-la (clicando em "Executar") em um conjunto de células previamente selecionadas. Vamos, no entanto, criar um atalho para nossa macro. 


5) Selecione-a e clique em "Opções". Na área "Tecla de atalho", selecione a letra desejada (é possível usar letras maiúsculas e usar atalhos do tipo "Ctrl + Shift + Letra", e também é possível incluir uma breve descrição sobre a macro). Vamos usar a letra "h" minúscula neste exemplo. Preenchida a tecla de atalho, clicar em "OK" e, depois, em "Cancelar".


6) Agora, sempre que a tecla de atalho "Ctrl + h" for pressionada, a macro será executada. Selecione uma linha e execute a macro para verificar. Desta forma, temos uma nova função em nossa planilha, que pode ser utilizada rapidamente e sempre que precisarmos! 

É possível integrar uma ou mais macros ao Excel instalado no computador, agregando funções e permitindo que todo novo arquivo criado tenha estas funções habilitadas por padrão. Para tal, criamos um "Suplemento" e o adicionamos ao Excel. Este será um tópico futuro do blog!

7) Ao salvar o arquivo em versões mais recentes do Excel, será necessário usar um formato que suporte as macros para não perder o código inserido. Você pode selecionar o formato .xlsm (Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel), mas particularmente prefiro o .xlsb (Pasta de Trabalho Binária do Excel), por ter tamanho reduzido (maior compactação) quando utilizamos planilhas muito grandes.

Qualquer dúvida, escrevam!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário